A Câmara do Recife aprovou, em reunião ordinária nessa terça-feira (19), o requerimento de indicação ao Executivo municipal, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PSDB), para a inclusão da Rua da Imperatriz na Lei do Recentro. Se acolhida pela gestão, a rua, que já foi um dos principais corredores do comércio da cidade e hoje tem inúmeras lojas fechadas, poderá ser contemplada com incentivos fiscais como o desconto total ou parcial do IPTU e ISS.
“A falta de segurança e de incentivos fiscais somados aos altos impostos são grandes obstáculos para que a Rua da Imperatriz volte a ter um comércio atrativo para os recifenses e visitantes. Para atacar esses problemas, fiz essa indicação ao prefeito para que os comerciantes possam ter os mesmos incentivos fiscais das áreas contempladas pela Lei do Recentro, como o desconto total ou parcial do IPTU e ISS. A minha indicação também tem o objetivo de viabilizar investimentos públicos e privados em atividades econômicas, em moradias para fins de interesse social e na recuperação de imóveis”, afirmou Alcides Cardoso em seu discurso na tribuna da Casa de José Mariano.
O requerimento de indicação do oposicionista também inclui a instalação e manutenção de atividades de cultura e lazer no local para estimular o turismo.
Ainda em seu discurso, o parlamentar fez um relato da situação de abandono da Rua da Imperatriz, denunciada desde a sua campanha, e pediu o apoio para que a prefeitura atenda a indicação.
“Há tempos que quem resiste com seus comércios nessa rua espera por dias melhores que nunca chegaram por falta de ação do poder público. Peço o apoio dos nobres colegas para que essa indicação seja acolhida pela gestão. Com humildade, espero contribuir para o resgate da Rua da Imperatriz a partir dessa sugestão que vai ao encontro dos pleitos dos comerciantes do local e de uma bandeira do meu mandato: a defesa do empreendedorismo”, finalizou Alcides Cardoso.