O Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) revisou as projeções de crescimento das vendas do varejo nos próximos meses que haviam sido feitas em janeiro. A expectativa nominal para fevereiro saiu de 4,8% para 6,8%, e a de março foi de 5,1% para 8,0%, tendo abril apresentado sua primeira projeção de 7,2%, sempre em comparação com os mesmos períodos do ano anterior.
Em termos reais, as projeções de crescimento para fevereiro, março e abril foram de 1,3%, 3,5% e 3,2%, respectivamente.
As projeções são feitas a partir dos dados individuais que cada empresa associada ao IDV informa em relação à sua expectativa de faturamento para os próximos três meses. Esse conjunto de 71 empresas representa, aproximadamente, 20% do total do faturamento do varejo brasileiro.
IAV Setorial
Em relação aos resultados do setor de tecidos, vestuário e calçados, houve um crescimento nominal de 23,2% em janeiro em relação a janeiro de 2022, valor bastante acima da previsão, que era de 12,8%. Esse resultado pode ter sido impulsionado pela retomada do consumo em relação ao período pré-pandemia e pela retomada do carnaval após dois anos de proibições de aglomerações por conta da covid-19. As projeções para fevereiro foram alteradas de 16,7% para 18,6%, e de 27,2% para 28,4% em março, sendo seguida de uma perspectiva de 17,2% para abril.
(Fonte: Ablac)