O ano começou fraco para o comércio, de acordo com uma sondagem feita com os associados da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (ALSHOP). Mesmo em meio a um cenário de incertezas por conta da alta inflação e das taxas de juros, a expectativa de tempos melhores ainda está no radar dos empresários de todos os segmentos.
A expectativa em relação ao desempenho do varejo para o primeiro trimestre deve fechar em uma queda aproximada de 2,0%, em relação ao mesmo período de 2021, motivada pela inflação e perda de poder de compra da população, além da elevação da taxa de juros, da dificuldade de obter financiamentos, da falta de matéria prima em alguns setores e da logística prejudicada para entrega de produtos.
“O consumidor está naturalmente receoso com esse cenário onde os preços tendem a subir mais, o que deixa o público mais sensível. E, por isso, devemos fechar o trimestre com redução na movimentação e vendas do comércio de shopping, embora a movimentação esteja crescendo com o fim de restrições por conta da pandemia”, diz o diretor institucional da entidade, Luís Augusto Ildefonso.